O nosso sistema possui uma função onde você terá acesso a detalhes das vendas de seus vendedores. Permitindo assim que você saiba de toda a movimentação individual de cada colaborador de sua empresa, facilitando a avaliação. Um relatório de ranking de vendedores pode ser muito útil a fim de fazer com que cada vendedor saiba onde está posicionado e possa melhorar cada vez mais para subir de lugar no ranking. Isto pode servir de estímulo ao lado competidor de cada colaborador, fazendo que eles queiram subir e se superar, melhorando assim o desempenho e consequentemente o volume de vendas. Nada como um funcionário estimulado para fazer prosperar uma empresa  

Como tirar o relatório de ranking de vendas

Para gerar um relatório de ranking de vendas, basta acessar o menu Relatórios-> Vendas -> Ranking de Vendas. Selecione a loja e o período desejado (filtros) e clique ‘Buscar’. O sistema gerará um arquivo em pdf que mostrará um gráfico explicativo com todas as movimentações que medem os colaboradores no ranking de vendas.  

Entendendo os dados do relatório

  1. Gráfico: Dá uma visão geral da participação de cada vendedor nas vendas.
  2. Total vendido: O total absoluto vendido por aquele vendedor no período. Informação importante mas não diz tudo pois, por exemplo, um vendedor pode ter ficado mais tempo que outro na loja ou levado sorte de pegar uma venda grande.
  3. V. Média: A venda média daquele vendedor no período selecionado.
  4. Maior V.: A maior venda feita pelo vendedor no período. Juntamente com a venda média pode mostrar se o vendedor possui vendas consistentemente volumosas. Se a venda média for alta e a maior venda estiver próxima da venda média, então o vendedor realmente faz vendas altas. Senão ele pode ter tido sorte e feito uma venda muito acima do seu normal.
  5. Itens por venda: Mostra a média de itens vendidos a cada venda. Lembrando que quando este número estiver próximo de 1 mostra que o vendedor sempre vende poucos itens por venda, quando está mais próxima de dois indica que o vendedor consegue vender na maior parte das vezes mais de um item por venda. Quanto maior este número melhor.
  6. Participação: Percentual de participação das vendas deste vendedor sobre o total.
  Veja exemplo abaixo: Ranking de Vendedores | Focus Lojas Base de conhecimento: https://acras.zendesk.com/hc/pt-br/articles/205946326