A Nota Fiscal Paulista e a Nota Fiscal Gaúcha são programas de recompensas válidos nos estado de São Paulo e Rio Grande do Sul, onde o consumidor pode receber parte do ICMS recolhido nos estabelecimentos. O Focus Lojas está totalmente aderente a estes dois programas, permitindo a inserção do já famoso “CPF na nota” no momento da venda. Se sua loja está no estado de São Paulo ou Rio Grande do Sul e trabalha com ECF (Emissor de Cupom Fiscal), seu cliente precisa apenas fornecer seu CPF para participar do programa. Isto pode ser feito de duas formas: 1) Selecionando o cliente na tela de venda.   Como Emitir Nota Fiscal Paulista e Gaúcha | Focus Lojas O cliente precisa apenas ter sido cadastrado previamente no sistema com o seu CPF. 2) Caso o cliente não esteja cadastrado, o CPF pode ser inserido no momento da venda pressionando a tecla F3, quando então abrirá um campo para sua inserção.   Como Emitir Nota Fiscal Paulista e Gaúcha | Focus Lojas É importante apenas fornecer o CPF antes da entrada dos itens, pois esta informação deverá constar no início do Cupom Fiscal. Ao final do mês, é necessário enviar um arquivo com estas movimentações para o SEFAZ do estado. Para gera-lo, basta acessar o sistema de retaguarda e ir em Configurações -> Download de Arquivos. Não esqueça que sua empresa deverá estar cadastrada no respectivo programa, que pode ser feito pelos sites:
  • Nota Fiscal Paulista: http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/. Ali você deverá acessar o sistema do SEFAZ e enviar o seu arquivo de movimentações mensalmente.
  • Nota Fiscal Gaúcha http://nfg.sefaz.rs.gov.br/. Você deverá fazer o download do programa NFG-Desktop para transmissão do arquivo, também mensalmente.