A importância dos cadastros básicos

Neste artigo vou descrever algumas classificações

Seções

As seções podem ser entendidas como as grandes divisões de uma loja. Aquela divisão que realmente separa áreas bem definidas. Alguns exemplos clássicos de seções são: Masculino, Feminino, Adulto, Infantil, Vestuário, Presentes, e assim adiante. A importância desta classificação é que seremos capazes de extrair relatórios específicos de uma seção e ver claramente se ela vale a pena. Existem casos em que uma loja possui resultados medianos se analisados de forma global, mas uma seção gera resultado excelente ao passo que outra seção gera perdas. Nestes casos pode ser interessante abrir mão da seção que gera perdas ou executar ações para recuperá-la. De qualquer forma a informação segmentada ajuda nas decisões estratégicas da loja.

Tipos de Produtos

A separação dos tipos de produto possui um caráter mais prático, principalmente na orientação das compras. Se o estoque da loja estiver com um cadastro com informações precisas de tipos de produtos, o lojista será capaz de extrair relatórios que o carreguem de informações preciosas para a próxima compra. Exemplos típicos são: Calça, Blusa, Saia, Camiseta, Gravata, etc.

Coleção

Este cadastro ajuda a diferenciar produtos da coleção atual de produtos de coleções anteriores. Se você possui o saudável costume de não manter estoque parado provavelmente não terá várias coleções ativas. De qualquer forma esta classificação é importantíssima para montar promoções e liquidar produtos de coleções antigas.

Grades

Em muitos casos um mesmo produto pode assumir variações. Exemplos clássicos são Tamanho e Cor. Um cadastro de grades bem afinado pode ajudar ao lojista em sua próxima compra. Associado ao tipo de produto, o lojista poderá ter informações tão precisas quanto este exemplo: Calças número 36 representam 40% das vendas, 38 representam 30%, outros números representam os outros 30%. Quanto vale esta informação para nortear as compras da próxima estação?

Artigos relacionados

Entendendo o sistema de retaguarda e seus cadastros Cadastro de grades   O post Organizando a sua loja – A importância dos cadastros básicos apareceu primeiro em Acras.