Doação Automatizada de Cupons Fiscais para Entidades

Acras Sistemas desenvolve tecnologia para apoiar Hospital Pequeno Príncipe na obtenção de créditos do programa Nota Paraná

Software de gestão empresarial Focus Lojas automatiza envio de notas fiscais doadas por consumidores para a instituição

Todos os meses, o Hospital Pequeno Príncipe precisa coletar e registrar os dados de milhares de notas fiscais doadas por consumidores por meio do programa Nota Paraná, que destina 30% do ICMS pago pelos estabelecimentos comerciais às entidades inscritas na iniciativa.

Para apoiar este processo, a empresa curitibana Acras Sistemas, criadora dos softwares de gestão empresarial Focus Lojas e Focus Nfe, automatizou o envio das notas das lojas diretamente para a instituição, de forma online. Ambos os softwares são utilizados por centenas de estabelecimentos em todo o país e foram responsáveis pela emissão de mais de 200 mil notas fiscais somente no mês de julho.

De acordo com a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, a automatização é de grande auxílio, pois as notas já vêm divididas por data de emissão, com informações dispostas em uma planilha de fácil manuseio. Além do ganho de tempo, a redução dos erros de digitação foi um diferencial na rotina da equipe, pois os dados podem ser transferidos diretamente para o sistema Nota Paraná com apenas alguns cliques.

“Nosso objetivo foi gerar economia de tempo, facilitando o dia a dia da equipe do Hospital Pequeno Príncipe em uma ação recorrente e de grande importância para a instituição”, comenta Ricardo Acras.

Segundo Ricardo, esta automatização oferece vantagem também para o consumidor. “Geralmente, em lojas de roupas, calçados e acessórios o cliente guarda a nota para o caso de trocas. Com o sistema que implementamos, o consumidor pode fazer a doação e ainda guardar consigo a nota física”.

De acordo com a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, o crédito proveniente do programa Nota Paraná é utilizado para a compra de materiais e medicamentos não custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que são fundamentais para o tratamento de crianças e adolescentes atendidos pela instituição. “Este é um recurso difícil de captar, por isso é tão importante. Somos extremamente gratos à comunidade e continuaremos contando com o apoio de todos com a doação de notas fiscais nos próximos meses”, declara. Somados, os meses de março e abril resultaram na aquisição de mais de R$ 50 mil em doações por meio do programa.

Ricardo comenta que a equipe da Acras Sistemas dedicou-se ao desenvolvimento do sistema e à integração do mesmo aos softwares durante três meses. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois ajudar uma instituição como o Pequeno Príncipe é algo que justifica qualquer esforço. Se todas as empresas de software pudessem dedicar um tempo para desenvolver algo semelhante, seria muito bom”, conclui.