O que é NCM?

O código NCM é um dos campos obrigatórios para os emitentes de NFC-e e NF-e. Ele é representado por 8 dígitos e seu acrônimo quer dizer “Nomenclatura Comum do Mercosul” e tem entre seus objetivos, a identificação da natureza das mercadorias.

Como cadastrá-lo no Focus Lojas?

Em nosso sistema existem quatro locais diferentes para cadastrar um NCM a um produto, dependendo da situação.

Quando trabalha-se com um volume de produtos muito baixo ou com baixa variedade entre o seus tipos, recomendamos o preenchimento manual desse campo em cada produto na tela de Romaneio (Entrada de Produtos). Abaixo mostraremos como cadastrar o NCM no Retaguarda:

Cadastro de produto:

No Retaguarda entre em Cadastros -> Produto e selecione o produto e na aba Produto, terá o campo Cód. NCM.

Tipos de produtos:

Após entrar no Retaguarda vá em Básicos -> Tipos de produtos, agora informe o nome desejado para aquele “grupo” de Tipos de Produtos e o código NCM correspondente. Quando um produtos foi categorizado com este Tipo, ele receberá o NCM cadastro.

Quando herdado o NCM do Tipo de Produtos, é possível ver essa informação entrando no cadastro do produto e clicando na aba Fiscal.

Romaneio ou Entrada de Produtos:

Outra forma de informar o código NCM em nosso sistema é através da tela de Romaneio, onde possibilita informar individualmente cada código em cada produto

Configurações do Retaguarda:

Contudo, existem casos onde a loja só trabalha com um único NCM, dessa forma ela pode optar em configurar esta informação em Configurações do Retaguarda, desta forma todos os produtos em estoque e todos os próximos produtos que entrarem receberam esse código automaticamente:

Configurações -> Configurações do Sistema -> aba Fiscal

Para mais informações sobre como cadastrar um produto em nosso sistema visite nosso artigo aqui.