O que fazer quando a dúvida bate e não sabe-se onde foram parar aquelas peças que não estão no estoque físico, mas que o sistema insiste em informar que estão presente?

Vamos comentar as três possibilidades que mais surgem sobre esse tema, durante o atendimento da nossa equipe de suporte:

1. PDV está sincronizando com o Retaguarda?

Caso ocorra algum problema de conectividade com a Internet, o PDV pode não se comunicar com o Retaguarda e com isso todas as movimentações do PDV (vendas e recebimentos) não são atualizados no estoque. Dessa forma, o sistema não recebe a informação que os produtos X estão saindo, gerando assim uma inconsistência nas informações de estoque da loja.

Correção

Temos duas formas de forçar o sistema do PDV enviar e receber os dados do Retaguarda sendo elas acessadas pelo seguinte caminho:

  • Configurações -> Buscar dados do Retaguarda
  • Configurações -> Enviar movimentos para o Retaguarda

Caso fazendo isso, as informações não sejam atualizadas, entre em contato com nossa equipe de suporte.

2. Existem vendas que não foram registradas no PDV?

Sabemos que em alguns momentos do dia quando o movimento da loja está intenso e ocorre algum problema no computador usado como PDV, uma alternativa utilizada pelos lojistas é registrar a venda em sistema mais tarde, em um horário mais oportuno. Contudo, quando o vendedor se esquece de realizar essa venda, ocorrem diversos produtos, entre eles a divergência de estoque físico com o estoque virtual.

Como resolver

Recomendamos que sempre tenha uma máquina de PDV de reserva, para quando ocorrer problemas no computador de PDV principal, tenham uma forma correta e segura de registrar as movimentações.
Outra recomendação bastante válida é que os gestores das lojas sempre façam a conferência de caixa/movimentação diária no final de cada dia, dessa forma é possível identificar qualquer furo nos caixas e estoque.

3. Furtos de mercadorias

Infelizmente essa prática ocorre com certa frequência e, sob a ótica do sistema, pouco se pode fazer para evitar isso. Contudo, algumas boas práticas podem ser realizadas para que evita-se ao máximo que algo saia da loja sem os gestores ficarem sabendo. Algumas delas são:

Faça uso dos relatórios disponíveis:
Relatórios como o, Retaguarda: Relatórios – Produtos – Balanço de estoque, são ótimos para quantificar de modo geral quantas unidade dos produtos estão em estoque.

Conferindo os cadastros:
No cadastro dos produtos, Retaguarda: Cadastros – Produtos – Movimentação de Estoque, temos acesso a movimentação de estoque, nessa tela é possível verificar quando um determinado produto entrou ou saiu da loja de forma detalhada, exibindo: data do evento, descrição da entrada ou saída (romaneio ou venda), quantidade de produto e saldo em estoque já atualizado.

Conte o estoque frequentemente:
Outro processo que ajuda o lojista a controlar o estoque seria realizando a contagem geral do estoque com certa frequência, algumas lojas fazem esse processo a cada 3 meses, outras preferem quando ocorre a mudança de coleção.
Para fazer a contagem do seu estoque vá em: PDV: Utilitários – Contagem de Estoque.

E, sempre que tiver qualquer dúvida sobre esse assunto, não esqueça que temos nossa equipe de suporte pronta para lhe ajudar através do e-mail: suporte@acras.com.br