Neste artigo iremos mostrar como configurar o sistema Focus Lojas para uso de carnê e crediário.

Habilitando crediário para clientes específicos

O pagamento no crediário só está disponível para os clientes que possuírem cadastro na loja e, que tenham está opção habilitada em seus respectivos cadastros. Para habilitar está opção, entre no Retaguarda e vá em:

Cadastros -> Clientes, localize o cadastro do seu comprador e na aba “Crediário” marque a opção “Habilitar Crediário”.

Habilitar crediário por padrão

Se desejar, você pode habilitar o crediário para todos os seus clientes, basta ir em: Configurações -> Configurações do Sistema, entrar aba “Geral” e habilitar a opção “Habilita Crediário por Padrão”.

Habilita recebimento de crediário no PDV

No Retaguarda é possível realizar a gestão de todos os lançamentos realizados no sistema,  através da tela de Pesquisa de Lançamentos, porém, muitas vezes pode ser necessário receber estes valores e realizar as baixas no próprio PDV. Pensando nisso, criamos uma opção que habilita o PDV para receber parcelas à receber.

Em Configurações -> Configurações do Sistema, na aba “Lojas” selecione a loja desejada e vá na sub-aba “Produtos”, basta clicar sobre a opção “Habilitar Recebimento de Clientes no PDV (Crediário)”.

 

Texto para carnê

Para que seja incluído um texto nos carnês, vá em Configurações -> Configurações de Sistema, na aba “Lojas“, selecione a loja desejada, depois entre na sub-aba “Textos” e informe o texto desejado no quadro “Crediário – Texto para carnê”.

 

Número máximo de parcelas

Você pode configurar qual será a quantidade máxima de parcelas nos pagamentos com carnê. Está opção fica em: Configurações -> Configurações de Sistema, aba “PDV’s“, no campo “Número Máximo de Parcelas Carnê”.

Relatórios de crediário

Atualmente, temos alguns modelos de impressão dos carnês que você pode escolher em: Configurações -> Configurações de relatórios do PDV -> Carnê”, marque a opção desejada e depois clique no botão “Salvar“.