Este artigo irá orientar no processo de emissão de um cupom fiscal através de uma venda e seu respectivo cancelamento.

Quando se trata de vendas através de um ECF, devemos ficar atentos ao processo. Esta impressora possui armazenamento das informações na memória, além de algumas particularidades sobre o cancelamento e a impressão.

Realizando uma venda:

Durante o processo de venda, o cupom é impresso a medida que os itens são informados. Caso você precise cancelar um item, ele será inserido no cupom da mesma forma mas, logo em seguida, constará como cancelado.

Informando um cliente/CPF:

Caso deseje informar um cliente ou inserir o CPF do consumidor no cupom fiscal, realize este processo antes de informar o primeiro item, o ECF imprime estes dados no início do cupom.

Há duas maneiras de realizar este procedimento: Informando o nome do cliente previamente cadastrado, ou através da tecla F3, para informar o CPF na Nota.

Cancelando itens:

Você pode cancelar itens normalmente durante a venda. Eles irão aparecer no cupom fiscal como removidos.

Para realizar este procedimento, basta clicar sobre o item na tela de vendas e acionar a opção “apagar”.

Cancelando cupons:

Há duas maneiras de cancelar cupons utilizando ECF. A primeira, consiste no cancelamento durante o processo de venda, sendo necessário apenas que informe ao sistema que deseja cancelar o cupom fiscal; O cupom terminará de ser impresso com a mensagem de CUPOM FISCAL CANCELADO.

A segunda forma, é cancelar a venda depois que ela já foi realizada. Neste caso, você deve ficar atento a regra do ECF, em que só pode ser cancelada a última venda e desde que não haja nenhuma impressão após ela. Caso contrário, o sistema irá negar este procedimento.