Este artigo irá orientar no processo de geração dos arquivos fiscais de um ECF para envio a contabilidade.

Diferente das NFe, aonde todas as vendas são transmitidas para a Sefaz e também ocorre a criação de um arquivo XML no ato da venda, com o ECF, você precisa gerar mensalmente alguns arquivos para encaminhar ao seu contador ou diretamente a Sefaz. Você deve conversar com sua contabilidade para verificar exata como você deverá proceder, mas abaixo mostramos os dois métodos mais comuns.

Arquivo Sintegra:

É um dos modelos de arquivos fiscais, contendo dados básicos da empresa, além de registros de entrada e saída, registros de inventário, apuração de ICMS, entre outros.

Deve ser gerado e transmitido eletronicamente para a Sefaz até o dia 15 de todo mês, com os registros fiscais das operações e prestações efetuadas no mês anterior.

Para gerar este modelo de arquivo a partir do Focus Lojas Retaguarda:

  1. Acesse no Focus Lojas Retaguarda a opção “Relatórios -> Fiscal -> Arquivo Sintegra”

  2. Informe a loja, o período desejado e clique em “Buscar”. (Lembramos que o período deverá sempre contemplar um mês completo).

  3. Será gerado um arquivo TXT com as informações necessárias. O arquivo pode ser enviado a sua contabilidade ou diretamente validado e transmitido pelo software da Receita.

Arquivo Ato Cotepe 17/04: 

Este arquivo irá conter basicamente todos os cupons e os itens contidos neles, além da redução Z.

Para gerar este modelo de arquivo a partir do Focus Lojas:

  1. Acesse no Menu Lateral a opção “Relatórios -> Fiscal -> NF Paulista / Gaúcha / CAT 52 / Ato Cotepe 17/04″.

  2. Selecione a loja, o período e, se desejar, marque a opção de gerar arquivos por dia (caso seja pedido pela sua contabilidade). Lembramos que o período deverá sempre contemplar um mês completo.
    Após isso, clique no botão “Buscar”.

  3. Será gerado o(s) arquivo(s) TXT com as informações necessárias. Poderá ser enviado a sua contabilidade ou diretamente validado e transmitido pelo software da Receita.