Este artigo irá orientar no processo de geração dos arquivos fiscais de um ECF para envio a contabilidade.
Diferente das NFe, aonde todas as vendas são transmitidas para a Sefaz e também ocorre a criação de um arquivo XML no ato da venda, com o ECF, você precisa gerar mensalmente alguns arquivos para encaminhar ao seu contador ou diretamente a Sefaz. Você deve conversar com sua contabilidade para verificar exata como você deverá proceder, mas abaixo mostramos os dois métodos mais comuns.
Arquivo Sintegra:
É um dos modelos de arquivos fiscais, contendo dados básicos da empresa, além de registros de entrada e saída, registros de inventário, apuração de ICMS, entre outros.
Deve ser gerado e transmitido eletronicamente para a Sefaz até o dia 15 de todo mês, com os registros fiscais das operações e prestações efetuadas no mês anterior.
Para gerar este modelo de arquivo a partir do Focus Lojas Retaguarda:
- Acesse no Focus Lojas Retaguarda a opção “Relatórios -> Fiscal -> Arquivo Sintegra”
- Informe a loja, o período desejado e clique em “Buscar”. (Lembramos que o período deverá sempre contemplar um mês completo).
- Será gerado um arquivo TXT com as informações necessárias. O arquivo pode ser enviado a sua contabilidade ou diretamente validado e transmitido pelo software da Receita.
Arquivo Ato Cotepe 17/04:
Este arquivo irá conter basicamente todos os cupons e os itens contidos neles, além da redução Z.
Para gerar este modelo de arquivo a partir do Focus Lojas:
- Acesse no Menu Lateral a opção “Relatórios -> Fiscal -> NF Paulista / Gaúcha / CAT 52 / Ato Cotepe 17/04″.
- Selecione a loja, o período e, se desejar, marque a opção de gerar arquivos por dia (caso seja pedido pela sua contabilidade). Lembramos que o período deverá sempre contemplar um mês completo.
Após isso, clique no botão “Buscar”. - Será gerado o(s) arquivo(s) TXT com as informações necessárias. Poderá ser enviado a sua contabilidade ou diretamente validado e transmitido pelo software da Receita.