controle de estoque de uma loja de confecções não é nada simples. Existem perdas, produtos infelizmente são roubados, desviados e o erro humano é inevitável.

Desta forma é muito comum que o estoque físico (aquele efetivamente presente na loja e nos armazéns) se distancie do estoque lógico (aquele que o sistema indica). Para isso existe a contagem de estoque, procedimento onde todas as mercadorias presentes fisicamente na loja são lidas e então o sistema confronta as informações, indicando as diferenças e ajustando o que for necessário.

Para efetuar a contagem, acesse o PDV e vá no menu Utilitários-> Contagem de estoque, uma tela se abrirá com as instruções e especificações das funções, leia atentamente e clique no botão Iniciar.

Uma nova tela será exibida, nela deve-se inserir os produtos, lendo o código de barras ou informando a referência manualmente, em seguida, informe a quantidade, esta é a coleta de referências.

Depois de inseridos os produtos que deverão ser contados, clique no botão OK.

Aqui o sistema lhe dará 3 opções:

  • Finalizar Contagem: O sistema irá calcular as diferenças e apresentar em tela. Nessa tela você poderá escolher entre Ignorar os ajustes das diferenças de contagem de estoque ou Aplicar Ajuste para que as quantidades sejam alinhadas entre o sistema a contagem real de estoque.
  • Continuar Depois: Fechar o PDV para continuar a contagem em outro momento. Útil para grandes contagens que tomam mais de um dia.
  • Cancelar Contagem: Cancelar a contagem em definitivo.

Após finalizar, no caso de ignorar o ajuste, nada será mudado.

Caso haja diferencia entre os estoques (contagem manual x produtos existentes no sistema) e você aplique utilize a opção Aplicar Ajustes, o mesmo aparecerá no relatório de Balanço de Estoque.

Recomendamos que seja gerado este relatório e verifique-se os ajustes estão corretos. Você pode encontrar o relatório no Retaguarda seguindo o menu Relatórios -> Produtos -> Balanço de Estoque.

Nota sobre consignações

Quando há consignações em aberto, a contagem considerará que as mesmas ainda constam no estoque da loja, somente não estão fisicamente na mesma. Isto por que estas mercadorias ainda não foram vendidas. Portanto na hora de ajustar elas serão contadas como parte do estoque e já aparecerão automaticamente na tela de contagem de estoque.