Na tela de Pesquisar Lançamentos, é possível consultar qualquer tipo de lançamento feito por uma loja, desde pagamentos de clientes até despesas internas. No entanto, para que os dados não sejam exibidos de forma confusa, adicionamos diversos tipos de filtros para possibilitar uma pesquisas mais ágil e fácil.

Vamos mostrar um pouco sobre os filtros presentes na tela e o que devemos preencher para obtermos o resultado esperado.

Pesquisando lançamentos de cliente

Primeiramente vá no Retaguarda, e entre em Financeiro -> Pesquisar Lançamentos.

Vamos citar os principais, para buscar os pagamento feito por um determinado cliente:

  • Filtrar por data – Temos as opções Últimos 30 diasNo mês e Especificar, este último, que nos permite informar um período entre duas datas (inicial e final).
  • Cliente/Fornecedor – Quando temos muitos clientes cadastros não desejamos ver todos os pagamentos dos clientes de uma vez, por isso, sempre informe o cliente desejado.
  • Forma de pagamento – Escolha uma das formas disponíveis, podendo ser: CarnêTEFDinheiroChequeCartão ou Entrada manual.

Caso tenha acesso ao número da venda, nome do vendedor e/ou valor aproximado da venda, utilize os filtros avançados em “Mais opções de busca”.

Num. Doc é o campo que recebe o número da venda, caso tenha essa informação.

Pesquisando lançamentos de despesas internas

Quando é feito um lançamento de pagamento ou recebimento em Financeiro -> Lançamentos, podemos consultar e pesquisar por eles nessa tela.

Para isso, sugerimos o uso dos filtros avançados na opção “Mais opções de busca”, com eles podemos filtrar lançamentos, principalmente, por Plano de Contas e Centro de Custo.

Consultando e alterando os detalhes de um lançamento

Ao clicar sobre uma das duplicatas, será aberto a tela com informações do pagamento, sugerimos que acesse a tela de “Editar lançamento”, onde mostra de forma completo os detalhes do pagamento em questão:

Tela Editar Lançamentos:

Essa imagem foi tirada antes de realizar o pagamento das parcelas, por isso, que nela as parcelas estão em aberto.

Uma das características de uma venda paga com carnê é a possibilidade do pagamento a prazo. Sendo assim, primeiramente devemos entrar no lançamento e verificar os detalhes. Nesta tela é possível visualizar:

  1. Descrição – É possível colocar uma descrição personalizada nos lançamentos. Quando o lançamento for o pagamento de uma venda, ou seja, um recebimento, será informado o número da venda.
  2. Plano de Conta – Com esse filtro, podemos verificar todos os lançamentos feitos para um Plano de Contas especifico. Normalmente usado para um controle financeiro mais completo.
  3. Cliente – Para buscas onde é preciso informar apenas um cliente especifico.
  4. Centro Custo – Com esse filtro é possível verificar todos os lançamentos feitos para uma Centro de Custo especifico.
  5. Número do Documento – Usado para filtrar resultados por um número da venda ou número do documento de um pagamentos/recebimento.
  6. Competência – É a data de registro de um lançamento, isto é, quando ele iniciado.
  7. Valor Total – Aqui é exibido o valor total duplicata. Quando originado de uma venda, seria o valor total da venda.
  8. Parcelas geradas – Nessa tabela temos a relação das datas de vencimentos e valores de cada parcela.

Todos esses campos são editáveis, por isso, recomendamos cuidado em realizar alterações nessa tela.