Em resumo, a Redução Z é o fechamento fiscal diário de um ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Não sei se há um motivo específico para este nome, mas ele assusta muitos lojistas e na realidade é algo muito simples.

O ECF funciona com base em movimentações diárias. Vendas, suprimentos, sangrias e outros movimentos ocorrem durante todo o dia de uma loja. Tudo o que passa pelo ECF é totalizado e será fechado na Redução Z.

Algumas regras básicas devem ser observadas:

  • Se um determinado dia houve movimento no ECF, uma Redução Z é obrigatória
  • Após a realização da Redução Z referente a uma data, nenhum movimento pode ser realizado no ECF até o próximo dia.
  • Se não for feita a Redução Z em um dia, ela pode ser feita no início do dia seguinte sem problemas.
  • Ao emitir uma Redução Z o seu aplicativo fiscal deverá armazenar todos os totalizadores para realização dos fechamentos mensais.

Com o Focus Lojas todas as Reduções Z emitidas pelo seu sistema ficam armazenadas e podem ser consultadas no retaguarda de forma on line. Além disso o sistema faz uma verificação diária para ter certeza de que todas as informações do dia estão coerentes com a Redução Z.

Abaixo algumas perguntas frequentes relacionadas à Redução Z.

Por que a Venda Bruta Diária está maior do que eu realmente vendi?

Como citado no texto acima absolutamente tudo o que passa pelo ECF é contabilizado como total. Por exemplo, se você iniciou uma venda, passou um item e cancelou toda a venda, o valor deste item é contabilizado no total. Se um item na venda é cancelado e a venda é finalizada, aquele item cancelado é contabilizado no total. Enfim, a regra básica é: Se o ECF imprimiu um item, ele é contabilizado no total.

Mas eu vou pagar imposto sobre este valor?

Não! O que é cancelado não é contado no imposto.

Em caso de troca, por que não posso abater o valor no cupom Fiscal?

Você não pode abater no cupom fiscal, mas sem dúvida não precisa pagar este imposto, entenda mais lendo este outro artigo onde explico este assunto especificamente: Entendendo a Redução Z – Descontos e Cancelamentos

Esqueci de fazer a redução Z ontem no fechamento, o que eu faço?

Não se preocupe, você pode fazer a redução Z no dia seguinte ou vários dias depois sem problemas. O que não pode é fazer a Redução Z no meio do dia e depois tentar passar uma venda ou fazer outra movimentação, aí a impressora não irá aceitar.

Fiz a Redução Z sem querer no meio do dia, como posso passar minhas vendas agora?

A impressora não irá aceitar mais vendas, mas se o seu sistema for homologado PAF-ECF com certeza ele terá uma opção para passar vendas sem o uso do ECF. Neste caso o sistema irá obrigar que seja informada a série e número da Nota Fiscal manual que foi emitida para aquela venda.

Qual a diferença entre Redução Z e Leitura X?

Isto será objeto de outro artigo ainda a ser escrito, mas basicamente a Leitura X, como o nome sugere, é apenas uma leitura do status da impressora até o momento, ela não altera em nada a situação da impressora e pode ser emitida indiscriminadamente durante o dia.

 

Pesquisa relacionada:

  • Como funciona a Redução Z