No PDV do sistema Focus Lojas temos a funcionalidade de consignação. Chamamos de consignação quando o consumidor leva de sua loja algumas mercadorias para experimentar e, depois de algum tempo ele retorna à loja para efetivar a compra dos produtos que se interessou e a devolução dos itens que não irá comprar.

Quando uma consignação é realizada os produtos não são retirados do estoque da loja. A informação sobre a consignação ficando armazenada apenas no PDV onde ela foi realizada.

 

Casos de Uso de Consignações

Com o tempo verificamos alguns casos de uso interessantes da funcionalidade de consignações. Abaixo selecionamos alguns que podem ser interessantes.

 

Boutique com clientes especiais

Uma loja com produtos diferenciados pode abrir a possibilidade para suas clientes especiais levarem algumas mercadorias para casa, podendo incrementar as suas vendas pois a cliente irá provar as roupas no conforto de sua casa.

Reservas

Neste caso as mercadorias não saem da loja, mas a consignação é utilizada para fazer uma reserva de um ou mais itens em nome de uma cliente.

Incremento de vendas em períodos fracos

Observamos algumas lojas realizando consignações para enviar à casa de alguns clientes itens escolhidos pela própria loja. Desta forma pode oferecer itens a clientes que sequer foram até a loja. Depois de alguns dias a loja envia um representante para coletar as peças que não serão compradas e cobrar pelas que foram compradas.

Lojas que vendem em kits

Existem lojas que não possuem uma localização física elaborada onde pode receber seus clientes. Desta forma se especializam na montagem de kits. São montados vários kits que são informados no sistema como consignações. Enviam as consignações para vários clientes e depois de alguns dias retornam coletando o que não foi vendido.