No sistema Focus Lojas é possível realizar as operações de trocas e devoluções. Contudo, precisamos entender qual a diferença entre essas operações:

Troca – Trocar um produto X pelo produto Y, a escolha do consumidor. Por padrão o sistema faz o abatimento dos valores caso o produto Y custe mais, ficando apenas a diferença para o cliente pagar. Se o produto Y tiver um valor menor do que o produto X, o sistema permite que o operador do caixa escolha entre as possibilidades: Armazenar o saldo no sistemaReembolsar o cliente ou Ignorar o saldo.

Devolução – Quando um cliente devolve um produto, mas não deseja que seja feito a troca por outra mercadoria. Sendo assim, é possível realizar o reembolso do valor do item ou armazenar o valor como saldo para o cliente utilizar na loja quando desejar.

Sempre que formos trabalhar com valores negativos no PDV sugerimos que o operador de caixa informe o cadastro do cliente, pois será vinculado o saldo com o cadastro do comprador.

Adicionando um produto devolvido na venda

Na tela de vendas, acione no menu inferior, a opção produtos devolvidos.

Será apresentada a tela de Devolução de Itens para Troca.

Clique sobre o botão “Adicionar Produtos”.

Haverá duas opção de devoluções: Adicionar itens sem informar venda original e Adicionar itens informando venda original.


Realizando uma devolução sem informar venda original

Após selecionar a opção Adicionar Itens Sem Informar Venda Original, será exibido a tela para inserir os produtos a serem devolvidos. Você pode digitar diretamente o produto ou clicar na lupa ao lado do campo Referência, em seguida, é possível selecionar a quantidade do produto que será devolvido. Por fim, clicar no botão Adicionar.

Lembramos que você pode alterar o valor dos produtos, caso tenha está necessidade, clicando com o botão direito do mouse sobre o produto, exibindo assim as opções Editar Item e Excluir Item.

Na tela Edição de item de venda, você pode alterar o Valor unitário do produto e a Quantidade. Utilize está opção apenas se houver necessidade. 

Após selecionar o produto que será devolvido ou trocado, clique no botão OK para finalizar. Você retornará a tela de Venda, perceba que agora o valor dos produtos devolvidos / trocados serão exibidos no rodapé, conforme abaixo:


Realizando uma devolução informando uma venda original

Agora iremos mostrar como o processo de devolução de produto ou troca de mercadoria funciona quando desejamos informar a venda que originou este evento.

Esta tela é dividida em três partes onde temos:

  • Filtros: Os filtros possíveis para encontrar a venda;
  • Vendas encontradas: Todas as vendas encontradas pelos filtros utilizados;
  • Itens: Todos os produtos vendidos na venda selecionada.

Após encontrar a venda desejada, clique sobre ela e depois selecione quais produtos deseja incluir. Você também poderá incluir itens de vendas diferentes. Depois de selecionar os itens, clique sobre o botão “Adicionar itens Selecionados”.

O sistema irá retornar para a tela de vendas e, na parte inferior, constará a informação dos produtos devolvidos.


Observações para trocas

Caso os valores dos itens comprados sejam menores que o valor creditado pelas trocas, haverá três opções:

  • Ignorar saldo: a venda será finalizada e não será salvo o saldo do cliente..
  • Creditar em sistema: Gera saldo para o cliente. Assim, quando ele desejar será possível utilizar esse saldo em sua próxima compra. Após clicar nesse botão a venda será finalizada.
  • Reembolso ao cliente: Devolve ao cliente o valor, é possível escolher se o reembolso será em dinheiro(espécie) ou como um depósito posterior, nos casos em que não há dinheiro em caixa. A venda é finalizada em seguida.

Caso o valor dos itens comprados sejam maior que o valor creditado pelas trocas. O sistema solicitará uma forma de pagamento para complementar o recebimento.