Como efetuar recebimentos de crediário

Chamamos de crediário as compras onde a forma de pagamento é o carnê da loja. No Focus Lojas, o recebimento deste tipo de pagamento é feito diretamente no PDV no menu Financeiro -> Recebimento de Cliente.

Será exibido uma tela de busca, onde o operador deve pesquisar pelo cadastro consumidor final. Aqui, o operador de caixa pode utilizar tanto o CPF/CNPJ como o nome do cliente para a busca.

Feita a busca e selecionado o cliente, o sistema irá mostrar todas as parcelas pendentes de pagamento (baixa) daquele cadastro.

Formas de recebimento

Escolher Parcelas a Pagar – Aqui o cliente escolhe qual parcela exata quer pagar e da ao operador o valor exato para isso.

Escolher Valor Aberto – Quando o cliente possui vários carnês em aberto, pode ser que ele prefira pagar um valor em aberto para o operador abater das parcelas em aberto. Neste caso, quem fará as escolhas das parcelas será o sistema, onde a preferencia dele sempre será a parcela mais antiga.

As colunas exibidas nesta tela mostram as seguintes informações: Data de vencimento da parcela, número interno da venda, posição da parcela, valor real da parcela e o valor da parcela + juros diário* + multa por atraso*.

Vale ressaltar que após escolhido a forma de recebimento o próximo passo será o mesmo para ambas as opções, onde será escolhida a forma de pagamento.

Agora basta escolher a forma de pagamento do cliente e finalizar o processo de recebimento do crediário.

*Tanto o juros diário quanto a multa por atraso são customizáveis.