O que são as variações dos produtos?

As variações são usadas para separar e organizar os produtos nas lojas, as variações são características que todos os produtos possuem, como cor, tamanhos, tipos de tecidos/material entre outras.

Estas variações são customizáveis, ou seja, o usuário pode criar as descrições para as variações que desejar. Em nosso sistema, permitimos acrescentar até três variações para um mesmo produto.

Um detalhe bastante importante desta funcionalidade, é que uma variação herda todas as informações do “produto principal” como, por exemplo, o preço do produto, código NCM, descrição (nome) entre outras informações.

Outra observação importante, é que não é possível alterar o preço apenas das variações, isto é, se você deseja que um produto de cor rosa tenha um valor maior que um produto de cor azul, você terá que cadastrar dois produtos distintos e diferenciá-los de alguma forma, como por exemplo, pelo nome. Exemplo: Camisa Azul e Camisa Rosa.

Cadastrando as variações dos produtos

Vá em Básicos -> Variações, clique no botão + Nova Variação, para adicionar uma nova variação.

No campo Nome, preenchemos com o nome que iremos chamar nossa variação.

Em Valores possíveis, adicionamos as possibilidades para aquela variação, conforme exemplo abaixo:

Após realizar todas as alterações nessa tela, use o botão Gravar variações para salvar. Agora vamos adicionar as nossas variações nos produtos cadastrados.

Como adicionar uma variação em meus produtos

Vá em Operações -> Entrada de Produtos e informe os dados necessários para criar um romaneio e informe um produto, mas não finalize o lançamento.*

Agora marque o campo Produto possui variações.

Será exibido os três espaços para adicionar variações, neste artigo, iremos usar apenas duas variações sendo elas: Cor e Tamanhos.

Depois de selecionar as variações desejadas, clique no botão Adicionar Variação. Agora será exibido uma nova linha que corresponde com as variações escolhidas e o campo de Quantidade.

Caso precise, você pode informar mais produtos e adicionar suas respectivas variações, clicando no botão Salvar e Adicionar Novo Item. Se estiver fazendo a entrada apenas uma mercadoria, clique em Finalizar digitação dos itens.

*Caso não saiba como fazer a entrada dos produtos e suas etapas, acesse o nosso artigo que falamos sobre a Entrada de Produtos aqui.