Este artigo irá orientar sobre o que é ECF e quando utilizá-lo.

O Emissor de Cupons Fiscais, mais conhecido como ECF, é um equipamento devidamente autorizado pelo fisco e instalado no estabelecimento utilizado para a emissão de cupons fiscais em operações de vendas a consumidores finais. Ele realiza a impressão dos cupons entregues ao cliente e armazena estas informações em sua memória, gerando um rígido controle dos dados impressos. Posteriormente, esta informação é entregue à Receita do Estado através da geração de arquivos fiscais eletrônicos.

Atualmente, ocorre na maior parte dos estados a transição deste sistema para a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), aonde as informações são transmitidas à Receita do Estado no próprio ato da venda, não sendo mais necessário o uso do ECF.

A maioria dos Estados brasileiros já aderiram a este procedimento mas possuem um cronograma de obrigatoriedade de implantação das NFe.

Podemos citar exemplos de Estados que ainda permitem o uso da ECF em 2017, conforme o modelo tributário e faturamento do estabelecimento, mas recomendados que procure a orientação de seu contador para saber se sua empresa se enquadra nesta utilização: Alagoas, Bahia, Distrito federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os modelos de ECF suportados pelo sistema Focus Lojas são: Bematech MP-2100 TH FI , MP-4000 TH FI  e MP-4200 TH FI.