Variações de produtos

O que são as variações dos produtos? As variações são usadas para separar e organizar os produtos nas lojas, as variações são características que todos os produtos possuem, como cor, tamanhos, tipos de tecidos/material entre outras. Estas variações são customizáveis, ou seja, o usuário pode criar as descrições para as variações que desejar. Em nosso sistema, permitimos acrescentar até três variações para um mesmo produto. Um detalhe bastante importante desta funcionalidade, é que uma variação herda todas as informações do “produto principal” como, por exemplo, o preço do produto, código NCM, descrição (nome) entre outras informações. Outra observação importante, é que não é possível […]

Leia mais »

Posição em estoque, como funciona?

Dentro do sistema Focus Lojas temos a possibilidade de conferir saldo em estoque como a quantidade de produtos vendidos em uma mesma tela chamada, Posição de estoque. Nela, temos acesso a informações como o nome do produto, código, variações (cor, tamanho e etc), unidades em estoque e quantidade de itens vendidos (por loja). A coluna ‘E’ representa a quantidade de produtos em estoque, na imagem acima, podemos ver que nas lojas 01 e loja 12 existem os valores de estoque para esse produto de 3 e 5, respectivamente. Na coluna ‘V’ representa a quantidade de produtos vendidos, nesse mesmo exemplo […]

Leia mais »

Visualização de Vendas

No sistema Focus Lojas temos a possibilidade de visualizar todas as vendas realizas nas lojas através do nosso sistema web, o Retaguarda. O caminho que usamos para acessar essas informações é Operações -> Buscar Vendas. Pesquisando uma vendas Abaixo podemos conferir quais os filtros disponíveis para pesquisarmos uma venda no sistema: Loja: Aqui é possível escolher se os dados pesquisados serão de uma loja especifica ou de todas as lojas. Este campo só estará disponível se você possuir mais de uma loja. Número da venda: Caso saiba o número de venda especifico coloque-o aqui. *Sem número Cupom: Se desejar realizar uma busca sem informar número […]

Leia mais »

Cadastro colaboradores (usuários) do PDV

Este artigo irá orientar no processo de cadastro de colaboradores/usuários do PDV. Para um funcionário utilizar o PDV, ele deve ser previamente cadastrado no retaguarda, para que possa ser gerados um usuário e senha, além de ser vinculado ao seu respectivo perfil. Acesse o Retaguarda e em seu menu lateral entre em Cadastros -> Colaboradores (PDV). O Retaguarda automaticamente irá sugerir como dados de acesso o mesmo e-mail e senha da sessão atual. Você pode informar o Nome, CPF, Login e Senha do novo colaborador neste tela. Além disso, é possível escolher o tipo de acesso que este funcionário terá no sistema […]

Leia mais »

Controle de acesso no Retaguarda

Quando criamos um usuário para acessar o Retaguarda temos a possibilidade de informar ao sistema quais as permissões aquele usuário poderá ter, podendo ser: Admin – Pode criar e alterar colaboradores (PDV e Retaguarda) e tem acesso as configurações do sistema, podendo alterá-las. Básicos – Tem acesso aos cadastros do sistema e pode criar novos ou alterar os existentes. NFe – Pode emitir Nota Fiscal Eletrônica. Vendas – Permite  visualizar as vendas dos PDVs e gerar relatório de vendas. Estoque – O usuário pode criar romaneios e realizar movimentação manual do estoque. Transferência – Pode transferir os produtos entre lojas. Financeiro – Pode emitir boletos e visualizar contas […]

Leia mais »

Como cadastrar clientes no Retaguarda

Iremos mostrar hoje, como você pode cadastrar os seus clientes. No Retaguarda, vá em Cadastros -> Clientes. Selecionamos a opção Cadastrar um novo cliente. Na tela de “Cadastro de Clientes” temos as seguintes possibilidades: Cadastrar diferentes endereços para cobrança e entrega; Acesso ao histórico de compras; Bloquear ou desativar o cadastro do cliente; Adicionar pessoas relacionadas ao cadastro de um cliente especifico; Dados para criação de crediário; Adicionar mensagem para clientes especiais (irão aparecer no PDV);

Leia mais »

Cadastro de Fornecedores

Esse artigo irá orientar no processo de cadastro de seus fornecedores no Focus Lojas – Retaguarda. É obrigatório que cada produto tenha um fornecedor associado. Normalmente em lojas de confecções essa seria também a “marca” do produto. Toda nova loja já tem um fornecedor cadastrado com o nome da própria loja, para ser usado em casos que não existe fornecedor/marca definido de algum produto. Você pode cadastrar novos fornecedores da seguinte forma: Acesse no menu lateral a opção Cadastros -> Fornecedores Clique no botão “Cadastrar um novo fornecedor“. Insira os dados do novo fornecedor e clique no botão “Gravar“. Apenas […]

Leia mais »

Cadastro de Produtos

Antes de iniciarmos nossas vendas, precisamos ter uma base com nossos fornecedores e produtos previamente cadastrados. Neste artigo, iremos mostrar como realizar este processo em relação a produtos. No Focus Lojas, os produtos são organizados por departamentos, fornecedores, tipos e também podem conter variações. Antes de prosseguirmos, vamos verificar o que define cada uma dessas seções. Departamentos: Departamentos são grandes divisões de sua loja, por exemplo Adulto, Infantil, Masculino, Feminino. Tipos: Utilizado para classificar os tipos de produto que comercializa, por exemplo, blusas,calças e acessórios. Variações:  Variações são utilizadas para diferenciar um mesmo produto, por exemplo, em cores ou tamanhos diferentes. Muitos lojistas […]

Leia mais »

Cadastro de Tipos de Vendas

Em Tipos de Vendas temos a possibilidade de configurar o sistema para diferenciar os preços de varejo dos preços do atacado. Para isso, primeiramente temos que habilitar essa funcionalidade através do Retaguarda em Configurações* -> Configurações do Sistema, aba PDVs e marcar como, Sim, a opção Habilita preço de atacado. *O menu Configurações fica no ícone de engrenagem no topo direito da tela do Retaguarda. Após habilitar essa opção, vá em Cadastros -> Tipos de Vendas, e clique no botão Novo tipo de venda para cadastrar um novo tipo de venda. Agora criamos um nome para esse tipo de venda e escolhemos o tipo de preço, conforme imagem acima. Neste exemplo, […]

Leia mais »

Cadastro de mercadoria recebida com Substituição Tributária de ICMS

Quando realizamos a venda de produtos, precisamos ficar atentos as indicações tributárias corretas no cadastro dos itens. Quando um item é vendido por NFCe, normalmente, é utilizado o CFOP 5102 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros). Contudo, caso tenha ocorrido recolhimento de cobrança de ICMS por Substituição Tributária por parte do fornecedor do produto sendo cadastrado, será necessário marcar a opção “Adquirido com ST” no cadastro de produtos. Com esta opção ativa, o produto será vendido com o CFOP 5405  (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído). […]

Leia mais »